Brincando de Amélia: Como lavar roupa?

Minha tarefa de sexta ou segunda é lavar roupa! E não tem aquela de jogar tudo na maquina e acabou, lavar roupa exige muita atenção aos pequenos detalhes! Então o post é para você que como eu não tem mãe por perto, mora sozinha ou não, porque meu bem um dia você vai precisar lavar roupa, e para não estragar tudo, que tal umas dicas?

Lavar roupa pode ser considerado uma arte. Você precisa prestar atenção nos mínimos detalhes para fazê-lo corretamente e deixar a sua vestimenta limpinha e engomada. Precisa se ater sobre como manusear uma máquina com perfeição e saber que o vestuário pode ser mais sensível que a nossa pele, sendo necessária uma lavagem especial.



A Personal Organizer Helo Henne explica que “existem modalidades e pequenos processos que podem fazer com que a lavagem seja um sucesso ou um tremendo fiasco, trazendo danos irreparáveis em algumas peças”. Pensando nisso, reuniu algumas dicas que serão muito uteis para o dia a dia das donas de casa.

As máquinas que lavam por tombamento, ou seja, as com tampa frontal, são consideradas as melhores para a lavagem, porque lavam melhor as roupas e não as danificam, além de amassar pouco e gastar menos água.
Observe sempre a indicação de etiqueta de como se deve lavar a vestimenta. Verifique se a temperatura está adequada e separe roupas de cama, mesa e banho das demais peças. Roupas coloridas com roupas coloridas, delicadas com delicadas.



Soutiens de bojo devem ser lavados à mão. O arame pode se soltar na lavagem e danificar sua máquina. Panos de limpeza também devem ser lavados à mão, por soltarem fiapos que entopem a bomba de enxague. Bem como pisos. Além de ser anti-higiênico.


Use e abuse dos saquinhos de lavar roupa na maquina. Peças de linha, por exemplo, devem ser lavadas à mão e não podem ser muito torcidas para não danificar a roupa. Ao pendurar o peso da água deforma a blusa, mesmo esticando por cima do varal. E demoram muito para secar. Os saquinhos preservam na lavagem e a centrifugação. Isso vale também para roupas delicadas e finas.

Outro exemplo simples e que pode salvar a vida de donas de casa é como remover manchas de sangue corretamente. Elas devem ser tiradas com água oxigenada, volume 10 e líquida. Se você encontrar a versão volume 20 melhor, mas precisa ser a líquida para agilizar o processo. Coloque, também, uma boa quantidade no local manchado e deixe agir por alguns minutos. Coloque um pouco de sabão em pó e água fervendo, esfregue e lave normalmente.


Para se alvejar uma peça, não misture sabão com água sanitária. Esse processo anula o poder alvejante da água sanitária. Lave a peça normalmente, enxágue e misture em 1L de água três colheres de sopa de água sanitária de boa qualidade e deixe alvejar por algum tempo. Essa proporção é para um grupo de seis panos de prato. Caso necessite de um volume maior siga a proporção indicada. Em caso de roupas, deixe-as no amaciante após alvejarem.



Fique atento ao nível de sabão. Aplicado em excesso, ele pode estragar tanto a máquina quanto as roupas e causar alergia. Existem máquinas que possuem níveis de quantidade de roupa e consequentemente, os níveis de sabão e amaciante. Dicas simples e que merecem um pouco mais de atenção.

E para quem quiser fugir de todo esse trabalhão a Hello Henne pode te ajudar:




Helo Henne Personal Organizer
55 11 99261-1315
http://www.helohenne.com/

Tem alguma dica para me ensinar??

Faça essa Terapia Feminina com a gente!

29 comentários:

  1. Pra as donas de casa de primeira viagem é super interessante o post.

    beijos
    http://blogluanamidorie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!
    Eu uso esses saquinhos e é tudo de bom!
    Protege peças bordadas e rendas!
    Ótimo post!
    Beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  3. oi
    excelentes dicas para todos. qto a maquina com abertura frontal, eu desconhecia q ela é a considerada a melhor. sempre quis ter uma, pois acho linda.

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas!!
    Lavar roupa e uma arte ne, nao basta jogar tudo na maquina e pronto!
    Cuidado e fundamental ou entao perdemos uma roupa que tanto gostamos :)
    O saquinho e uma auda e tanto!!

    ResponderExcluir
  5. Esses saquinhos são super práticos e conserva muito as roupas.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lavar roupa é de comer ? Brincadeirinha kkkk não tenho vocação para Amélia, faço porque preciso rs
    Vamos lá... sempre vejo falando que as máquinas com abertura frantal lavam melhor, eu já tive as duas da mesmo marca e prefiro a de abertura superior.
    Tenho melhos desses saquinhos, não vivo sem , são super importante para mim, graças a eles nunca mais os pés de meias foram abdusidos rsrs
    E não adianta , sempre separo tudo para lavar, já virou toc rs só lavo roupa branca, preta, vermelha azul, jeans, roupa de cama e por aí vai...
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  7. Lavar roupas na mão é um saco gente. Eu ficava com as mãos vermelhas, sem contar que algumas vezes despelava. kkk
    Lavo na maquina o que pode ir pra maquina, o que não dá nem tem jeito tem que ser na mão.Se eu pudesse pagar alguém pra estes serviços faria com prazer. Não conhecia os benefícios da máquina, super novidade. São as mais caras. :/
    Bjão Tha

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Definitivamente eu sou uma péssima dona de casa. Malemá separo as roupas claras das escuras. jogo tudo dentro da máquina e mando ver. As vezes as meias e calcinhas sem azul da cor da toalha. Ai eu falo que é a nova moda tie dye e tá tudo certo kkkk!
    Beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai que trabalho! Eu só sei ligar a máquina e olhe lá! hahaha
    Não sabia que tinha diferença das máquinas que abrem na frente e em cima... Aqui no Brasil a maioria é em cima, né?
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  10. Juro que não sabia que o sabão anula o alvejante! Tantos anos de dona de casa e não sabia dessa kkkk #chatiada. Vivendo e aprendendo, boas dicas, aprendi hoje! hahah
    Beijos,

    ResponderExcluir
  11. Tá ai uma coisa que não gosto de fazer kkkkkkk. Lavo na maquina mas não sabia deste saquinho nem como tirar manchas de nada kkkkk. Vc arrasou no post! Beijo
    Www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca prestei atenção nisso tudo não.
    Ponho na máquina e pronto.rs
    Não tenho tendência a Amélia .hahaa...



    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  13. ih!!! A única preocupação que tenho é de não misturar roupas coloridas com as brancas e separar toalhas e jeans, de resto jogo tudo na máquina. rs

    ResponderExcluir
  14. Dicas maravilhosas amiga
    E um gafe que acho que muita mulher ja cometeu no meio foi misturar roupas brancs com coloridas que no fim ficou toda branca ne? kkk
    Peças intimas sempre lavo a mao

    ResponderExcluir
  15. Esse post é super útil pra mim que não sei fazer nada de casa hahahahahaha
    Eu sou uma péssima dona de casa, não nasci pra isso #sqn eu tenho que aprender viu!

    beijos
    Tissi

    ResponderExcluir
  16. Lavar roupa realmente é um pouquinho complicado. Qualquer coisinha diferente já mancha a roupa =/ Eu não gosto muito de usar a máquina pois minhas roupas são mais fininhas, então costumo lavar na mão, aí uso para centrifugar. Isso faz com que as roupas durem bem mais. Roupa íntima sempre na mão, além de delicadas precisam ficar bem limpas, não é mesmo? Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  17. Lavar roupa realmente é um pouquinho complicado. Qualquer coisinha diferente já mancha a roupa =/ Eu não gosto muito de usar a máquina pois minhas roupas são mais fininhas, então costumo lavar na mão, aí uso para centrifugar. Isso faz com que as roupas durem bem mais. Roupa íntima sempre na mão, além de delicadas precisam ficar bem limpas, não é mesmo? Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  18. Eu confesso que sou do tipo que taca as roupas na máquina e deixa elas serem felizes livremente. hahahahaa
    Depois das dicas da Helô que você compartilhou conosco aprendi bastante e juro que vou colocar em prática.
    Achei muito bacana a idéia de quem não tem talento (ou saco) pra ameliar poder contar com a ajuda dos serviços dela.
    Bacana o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Estoou de parabéns no quesito Amélia hahahahhaahha! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Essas dicas são muito boas, o que acho mais chato é tirar manchas. Algumas peças lavo na mão também, por serem delicadas. O legal é que hoje as máquinas de lavar oferecem vários tipos de lavagem, isso facilita um pouco, mas em tempos de economia de água eu peco, às vezes misturo algumas peças que não deveriam.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  21. Muito bacana esse post para mim, já que vou me casar ano que vem. Amei as dicas de lavar roupas.
    Boa terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu separo as roupas coloridas das claras pq tenho muita blusinha branca e já cansei de manchar roupas.
    A máquina facilita muito, mas a roupa lavada na mão é outra coisa hahahaha

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  23. Quando eu for dona de casa e espero que não tão cedo vou me lembrar das suas dicas, porque lavar roupa realmente é uma arte.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  24. Eu me considero uma amelia das melhores do mundo. Amoooo cuidar da minha casa. Roupas. Cozinha. Enfim tudoooo. To precisando urgente de uns saquinhos desses ai.
    Bjo

    ResponderExcluir
  25. Eu ficaria com o ''fugir de todo o trabalhão'', hahaha! Brincadeiras a parte, moro fora de casa, mas tenho a minha tia que por enquanto ajuda em tudo isso. E sim, é um saco. Prefiro economizar no final do mês para, pelo menos as peças mais delicadas, lavar em um ambiente profissional e sem dores de cabeça. Esse é o tipo de postagem que PRECISA estar nos meus favoritos, salvei!
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Thalita!
    Ainda não lavo as minhas próprias roupas, mas como você disse: é uma arte! Porque se não tiver o devido cuidado, as roupas podem ficar manchadas, esgarçadas =/
    Obrigada pelas dicas!
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Amei as dicas! Também acho que lavar roupas não é apenas colocar tudo na máquina, tem coisas que devem ser lavadas com delicadeza.

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto de separar as peças entre coloridas e brancas. Tenho a maior atenção de usar corretamente os passos da máquina pois quando era mais nova meu pai destruiu varias camisetas minha no processo de lavar roupa e desde então eu faço questão de lavar, separar e colocar no varal. Beijos

    ResponderExcluir

O Terapia Feminina, existe para trocarmos opiniões e idéias. Por isso é muito importante o seu pitaco!
Comente, faça essa terapia junto com a gente!
Agradecemos muito á sua visita!

© Terapia Feminina - 2013. Todos os direitos reservados.Layout por: Layout Store.Tecnologia do Blogger. imagem-logo