Como escolher o adoçante ideal para você!

Eu tenho essa duvida e vocês?

A sacarina, o primeiro adoçante do mundo, foi descoberta acidentalmente em 1879, lançada oficialmente com seu nome atual em 1897 e estudada por mais de cem anos para atestar a segurança de seu consumo. Já o aspartame foi descoberto em 1965, estudado por diferentes órgãos regulatórios e teve sua segurança aprovada pelas principais agências. A stévia, por sua vez, foi descoberta em 1905 e é considerada o produto natural mais doce até hoje encontrado. Além dessas substâncias, os consumidores ainda têm contato com a sucralose, o ciclamato e o acessulfame-K (os edulcorantes* mais comuns no mercado).
E em meio a tanta oferta de diferentes tipos de adoçantes, como escolher o ideal para cada tipo de necessidade? Procurando informar seus consumidores sobre as principais substâncias disponíveis no mercado, Finn, marca de adoçantes destinada às pessoas que se preocupam com a saúde e praticam hábitos saudáveis, reuniu as principais características de cada uma delas para facilitar a decisão na prateleira. 

O JEFCA, comitê internacional de especialistas em aditivos alimentares da FAO/OMS, realiza intensas pesquisas para avaliar a segurança de todas as substâncias antes de liberá-las para consumo. Por isso, vale ressaltar que todas as substâncias são seguras para o consumo. Ou seja, uma vez liberados, não oferecem riscos em nenhuma escala à saúde da população. Além disso, o comitê também regulamenta as quantidades seguras de ingestão de cada uma das substâncias por meio da Ingestão Diária Aceitável (IDA), valor expresso em miligramas por peso corporal (mg/kg peso), que representa a quantidade máxima de determinado adoçante que uma pessoa pode ingerir diariamente, durante toda a vida, sem que isso represente riscos à sua saúde.


É falso pensar que todas as substâncias são iguais: cada uma delas possui características físico-químicas e IDA próprias. Por isso, é sempre importante lembrar que não existe substância melhor ou pior: o importante é escolher a formulação adoçante que melhor se adéqua ao paladar. Veja abaixo as principais substâncias adoçantes do mercado e escolha a sua:


Sacarina
Descoberta nos Estados Unidos em 1879, a sacarina é considerada o edulcorante mais antigo que se conhece. Seu uso como aditivo para alimentos foi introduzido em 1900 nos EUA e desde então aumentou gradualmente. A sacarina pode ser usada na culinária e não é metabolizada pelo organismo, sendo excretada de forma inalterada pelos rins.

Aspartame
Descoberto em 1965, o aspartame tem 200 vezes mais poder de dulçor do que o açúcar e já foi associado a doenças por falsas alegações. Desde sua descoberta, diversos estudos sobre os aspectos da segurança do seu consumo foram publicados e o aspartame tem hoje o aval da Agência Nacional de Segurança Sanitária, a ANVISA, e também da Organização Mundial da Saúde, a OMS.

 Stévia
Descoberta em 1905, pelo botânico suíço Moisés Santiago de Bertoni, a stévia é um adoçante natural extraído da planta Stevia rebaudiana, nativa da América do Sul. A substância é considerada o produto natural mais doce até hoje encontrado, com poder de dulçor de até 300 vezes maior que o do açúcar. Por ser um adoçante extraído de um vegetal, muitas filosofias de vida que restringem o uso de produtos artificiais, como o naturalismo, crudivorismo e o veganismo, adotam a stévia como principal adoçante. Além disso, a stévia é muito utilizada na panificação, em cereais, iogurtes, sorvetes, refrigerantes, etc. O uso das folhas de Stevia rebaudiana, porém, é feito há séculos no Paraguai e no Brasil. Os extratos da planta também são utilizados por milhões de consumidores japoneses há mais de 25 anos.


Sucralose
A sucralose foi amplamente estudada durante mais de vinte anos para que a segurança de seu consumo fosse cientificamente comprovada. O adoçante é derivado da cana de açúcar e obtido pela modificação de sua estrutura molecular. Com um poder de dulçor 600 vezes maior que o do açúcar e IDA de 15 mg/kg de peso corpóreo, a sucralose apresenta o sabor mais próximo ao do açúcar e o menor residual, sendo o adoçante preferido dos brasileiros. Ela é um dos edulcorantes mais versáteis, podendo ser utilizada também para fins culinários.

Finn possui a linha mais completa do mercado com todas as substâncias disponíveis: Finn Sacarina, Finn Aspartame, Finn 100% Sucralose e Finn 100% Stévia. Todos os produtos Finn possuem o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), que certifica a inexistência de açúcar na formulação e, consequentemente, o consumo permitido para diabéticos. Além disso, a marca reforça sua preocupação com a saúde e bem-estar do consumidor e sua responsabilidade em difundir informações corretas sobre o uso de adoçantes participando de palestras e simpósios sobre o assunto.
 
Para saber mais sobre a linha de adoçantes Finn e ter acesso a dicas de saúde, visite o site oficial da marca: www.finn.com.br e o facebook https://www.facebook.com/FinnOficial.

Apesar do Stévia ser um adoçante natural eu prefiro a sucralose, é o que mais agrada o mau paladar.

E você, sabia de tudo isso? Voce tem preferência por algum tipo de adoçante??
 

*Edulcorantes são substâncias naturais (normalmente extraídas de vegetais e frutas) ou artificiais (produzidas em laboratório), não necessariamente provêm dos açúcares e possuem capacidade adoçante superior ao do açúcar.
**Esse post não é publi!! Achei as informações interessantes e achei que valia a pena compartilhar!!!


Faça essa Terapia Feminina com a gente!

14 comentários:

  1. Eu sempre uso adoçante mas nunca sei a diferença! Então não sabia não! rsrs
    Beijos

    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
  2. vou experimentar esse com stevia que em geral sao os que eu me adapto melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio adoçante, não usi nenhum e não consumo nada light/diet que tenha gosto de adoçante.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu post e conhecer todos esses produtos, pena que não venda aqui , bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia de tudo isso não pois pra falar a verdade eu não gosto de adoçante, pelo menos ainda não testei nenhum que me agradace. Bjs

    ResponderExcluir
  6. eu nunca gostei de adoçante ahahahah, acho que tem gosto de remédio kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma preguiça de adoçar as coisas com adoçante. Na verdade, não utilizo nada que tenha que adoçar no meu dia a dia. Ex: Meus sucos de saquinho são todos daqueles que já vem adoçados.. E o café, é meu pai que faz, então não tenho este trabalho, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Definitivamente não gosto de adoçantes... Principalmente aspartame, que minha mãe e minha avó sempre falaram que faz mal e que o uso está relacionado à doenças degenerativas!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  9. Eu usoooo...hahahaha
    tinha uma promo na drogaria pacheco..3 pacotes a 17 Reais...obvio que comprei 9!!! hahahaahha

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião o melhor tipo de adoçante é com sucralose, acho mais próximo do açúcar. E muito bom saber, que a marca tem esse tipo! Vou comprar! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe usa o finn em sachês, eu não gosto de nenhum, fica um gosto super estranho, mas sei q é questão de costume mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Para mim adoçante era tudo igual não fazia ideia que tinha uma variedade. Mas acredito que minha ignorância em relação a isso seja porque eu nem faço uso de adoçante prefiro o bom e velho açúcar. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Mesmo estando de dieta eu não consigo abrir mao do açucar :( e nunca imaginei que tinha tanta variedade de adoçante, rs.

    ResponderExcluir
  14. Vc acredita que não uso nem açúcar nem adoçante ?
    Não consigo tomar nada doce, já aboli da minha vida faz tempo, mas achei bem interessante, para quem usa, saber exatamente qual deve ser usado.
    Beijocas

    Momento Quality

    ResponderExcluir

O Terapia Feminina, existe para trocarmos opiniões e idéias. Por isso é muito importante o seu pitaco!
Comente, faça essa terapia junto com a gente!
Agradecemos muito á sua visita!

© Terapia Feminina - 2013. Todos os direitos reservados.Layout por: Layout Store.Tecnologia do Blogger. imagem-logo